- Geral: (53) 30261144 - Emergências de água e esgoto: 115 - Protocolo: (53) 30261136
Para agendar, entre em contato através do e-mail sanep.agendamento@gmail.com ou do telefone (53) 3026.1144 – opção 5
Horário de atendimento: segunda a sexta - 8h às 17h
Dúvida selecionada: Esgoto
A Ligação de Esgoto se dá pela instalação de uma tubulação coletora de esgoto do imóvel, ligando-o a rede pública coletora de esgoto ou a outro tipo de coleta de esgoto sanitário. Para este serviço o requerente deve atender as exigências conforme orientação técnica do SANEP, como instalação de caixas de gordura (nas dimensões normatizadas), caixas de inspeção ou poço de inspeção, fossas ou poços negros, entre outras condições exigidas conforme o caso, devendo também informar qual o tipo de pavimentação da via (pedra, asfalto, sem pavimentação ou outro) no campo OBSERVAÇÕES. A Ligação de Esgoto é obrigatória onde existe rede coletora, devendo ocorrer após Ligação de Água, ou ainda nos imóveis que o abastecimento de água seja por poço (rústico ou artesiano) e não haja administração desse resíduo pelo usuário. A Ligação de Esgoto, conforme o caso, pode necessitar de intervenção externa do requerente, com a instalação redes e tubulações na via pública (comum para condomínios, loteamentos, supermercados e outros empreendimentos com geração de grande volume desse resíduo), sendo realizada conforme projeto aprovado. As Ligações de Esgoto são acompanhadas pela equipe especializada da autarquia (técnicos e engenheiros) e adequações e outras obras podem ser solicitadas no curso do pedido ou até durante a própria execução do serviço. O descumprimento das medidas necessárias para Ligação de Esgoto sendo motivada pelo usuário, pode gerar multa e até corte do fornecimento de água.
A mudança de ramal de esgoto é a substituição da tubulação que liga a caixa de inspeção de esgoto do imóvel (geralmente na calçada/passeio) até a rede coletora de esgoto. Os ramais mais antigos eram feitos de manilhas de barro (material igual a tijolos) e vedados com argamassa e cimento, que com o passar do tempo sofrem obstruções por acumulo de esgoto (gordura principalmente) e reação ao próprio esgoto, a qual são substituídos por material PVC adequado a resistir ao contato com esgoto. O ramal de esgoto pode ter o diâmetro aumentado (conforme projeto), a fim de adequar a necessidade de mudança da condição de uso do imóvel (uma residência que passa a ser usada como comércio/restaurante, por exemplo), podendo necessitar alterações internas na tubulação do imóvel e caixa de inspeção (conforme projeto). Este serviço é cobrado, e leva em conta a extensão da tubulação (da casa até a rede coletora) e o tipo de calçamento da rua, sendo informado o valor após a vistoria técnica.
A mudança de ramal e local e esgoto é quando a tubulação de esgoto do imóvel que fica na rua é removida de onde se encontrava em um determinado ponto, e a instalação de um novo ramal (tubos e conexões novos) em outra parte, por exemplo, se a saída de esgoto em direção a rede coletora é a esquerda da frente do imóvel e passa para parte mais ao centro ou a direita, assim o ramal também muda de ponto de conexão com a rede coletora. Como a Mudança de Ramal de Esgoto, também é possível no novo ramal ser instalado tubos com maior diâmetro (conforme projeto), a fim de que fique adequado a necessidade de esgotamento sanitário do imóvel (condomínios, restaurantes e outros). Este serviço é cobrado, e leva em conta a extensão da tubulação (da casa até a rede coletora) e o tipo de calçamento da rua, sendo informado o valor após a vistoria técnica.